Iniciativa Negra

Assine a Nota Pública contra a PEC que criminaliza a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins

Participação Social
Segurança Pública e Sistema de Justiça
20/03/24
Compartilhar

Entenda a partir de argumentos de especialistas, baseados em evidências científicas, porque a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que quer criminalizar com pena de prisão a posse e o porte de drogas, independentemente da quantidade, é um retrocesso.

É necessário realizar uma análise abrangente e multifacetada das repercussões desta proposta, incluindo diversas perspectivas, como saúde pública, sociologia e criminologia. A inclusão de uma disposição que penaliza a posse de drogas fere o artigo 5º da Constituição Federal. É inconstitucional e contrária a direitos fundamentais, como liberdade individual e igualdade perante a lei.

Criminalização não é a solução

Exemplos internacionais indicam que a criminalização do uso de drogas não reduz o consumo e pode aumentar a violência e sobrecarregar o sistema judicial e prisional. Modelos mais eficazes incluem Redução de Danos, Assistência Social e Integração Comunitária, respeitando os Direitos Humanos.

O encarceramento em massa de pessoas que usam drogas por crimes não violentos sobrecarrega os sistemas prisionais e gera custos significativos para o Estado. A guerra às drogas é uma grave violação dos direitos humanos, causando violência desproporcionalmente letal para populações negras e de favelas, sejam elas usuárias de drogas ou não.

A criminalização pode gerar maior relutância de pessoas que usam drogas em buscar tratamento de saúde, agravando os problemas de saúde pública. Descriminalizar reduz gradualmente o estigma e encoraja o acesso ao suporte e tratamento, como visto em Portugal, onde a medida reduziu o consumo de drogas e a incidência de HIV.

📝 ASSINE A NOTA PÚBLICA
A proposta de emenda à Constituição para criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins é retrocesso! Clique aqui e assine a nota para juntos barrarmos essa PEC.

Compartilhar