Sobre

O que é a Iniciativa Negra?
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.
Inicialmente como um projeto, hoje a Iniciativa está consolidada como a primeira ONG negra do país a assumir o compromisso de diagnosticar e apontar soluções pacíficas para uma reforma da política sobre drogas a partir da perspectiva racial. Para nós, a chamada “guerra às drogas” no Brasil é a principal justificativa política para a manutenção da opressão racial sobre a população negra.
Com foco nas agendas nacionais e regionais de segurança pública, sistema de justiça e saúde mental, o trabalho da Iniciativa Negra consiste em fortalecer a democracia brasileira e assegurar os direitos de populações historicamente discriminadas, como negros, indígenas e habitantes de periferias.
Justiça Racial
Direitos Humanos
Política de Drogas
Segurança Pública
Saúde Mental
Democracia
Missão
Acreditamos que desenvolver uma sociedade crítica, informada e articulada sobre a interlocução entre a política atual de combate às drogas e a opressão racial no país contribui diretamente para garantir direitos humanos, democracia e justiça racial. Por isso, temos como missão:
- Produzir conhecimento qualificado e aberto para subsidiar o trabalho de tomadores de decisão quanto à formulação de uma nova política sobre drogas que contribua para uma sociedade mais justa e menos violenta;
- Promover mudanças de valores culturais e sociais acerca do uso de substâncias como álcool e outras drogas, mobilizando a sociedade a respeito de políticas sobre drogas pautada pelo cuidado e uso consciente;
- Fomentar ações diversas de apoio institucional e mobilização de recursos para redes e organizações parceiras em nossa temática. Incentivando soluções criativas para a construção de uma nova política sobre drogas.
Para isso, a Iniciativa Negra organiza suas ações por meio de três áreas integradas – produção de conhecimento, articulação política e comunicação para o engajamento.

Pesquisa e Produção de Conhecimento

Advocacy e Incidência Política
