Iniciativa Negra

Reconexão Periferias inicia a Jornada Territorialização 2024 no Rio

Participação Social
Pesquisa
15/03/24
Compartilhar

Evento aberto ao público pretende criar um espaço de interlocução entre as periferias, os governos locais e os atores políticos, a partir do impulsionamento e fortalecimento das pautas políticas periféricas

A Fundação Perseu Abramo (FPA) e o Projeto Reconexão Periferias realizam no próximo dia 23 de março, no Rio de Janeiro, sua Jornada Territorialização 2024, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Brasil e o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro. Com participação do presidente do PT carioca, Tiago Santana, o evento, aberto ao público, pretende criar um espaço de interlocução entre as periferias, os governos locais e os atores políticos, a partir do impulsionamento e fortalecimento das pautas políticas das periferias.

Durante a Jornada, será lançado o Caderno de Estudos de Casos da pesquisa “Chacina e a politização das mortes”, que aborda a relação entre chacinas e feminicídios. A pesquisa é fruto de uma parceria entre O projeto Reconexão Periferias, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas.

Durante o evento, haverá ainda uma sessão de diálogo sobre justiça climática e ambiental, coordenada pela secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula. E, por fim, o lançamento do livro Periferias no plural, com a participação de autores.

Programação

14h30 – Abertura

15h – Lançamento do Caderno de Estudos de Casos da pesquisa “Chacina e a politização das mortes”

Apresentação: Sofia Toledo (responsável pela pesquisa)

Profa. Dra. Juliana Farias/UERJ

Adriana Silveira – Anjos de Realengo

Joel Luiz – Instituto de defesa da População Negra

16h30 – Mesa “Justiça Climática e Ambiental e as Periferias do RJ – o que fazer”

Apresentação: Tainá de Paula, secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio

Jessica Lene (Fala Manguinhos) – Moradora de Manguinhos, Formada na primeira turma do Programa Jovens Negociadores pelo Clima e Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com pesquisa em tecnologia como ferramenta de autonomia para favela.

Barbara Barros (Agenda Bangu 2030) – Administradora Pública, ativista climática e pela juventude. Esteve no Japão estudando sobre educação colaborativa e participou da Academia de Liderança da América Latina (LALA), no Equador. Atualmente pesquisa cidades inteligentes e expansão do espaço cívico, é Cofundadora do Fórum das Juventudes RJ e da AgendaBangu2030

Jota Marques – Ex-conselheiro tutelar, educador popular, comunicador e morador da Cidade de Deus. Foi eleito uma das 100 personalidades negras mais influentes da Lusofonia em 2023. Atualmente, exerce o cargo de assessor na Diretoria de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

18h00 – Lançamento do Livro Periferias no Plural

Prof. Adilson Vaz Cabral Filho – Professor da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência.

Cinthya Pires Oliveira – Publicitária e Jornalista (UFF). Especialista em Comunicação Pública (EBC). Pesquisadora no EMERGE sobre tendências dos meios, hábitos de consumo e audiências. 

Heloisa Melino – é Jurista Social e Consultora Independente em Estudos de Gênero e Descolonialidade. É Doutora, Mestra e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialista em Políticas Públicas de Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ).

Paulo César Ramos – Doutor em sociologia pela USP. Coordenador de Pesquisa do Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, coordenador do Projeto Reconexão Periferias da Fundação Perseu Abramo e pesquisador do Núcleo de Justiça Racial e Direito da Fundação Getúlio Vargas.

Jaqueline Lima Santos – doutora em Antropologia Social pela Unicamp e Harvard Alumni Fellow. É Diretoria de Justiça Racial e de Gênero da FES-Brasil. Co-coordena a coleção Hip-hop em Perspectiva da Editora Perspectiva e a linha de pesquisa Hip-hop em Trânsito do CEMI-Unicamp.

Serviço

Jornada Territorialização 2024

23 de março de 2024, às 14h.

Instituto dos Arquitetos do Brasil -Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Compartilhar