Iniciativa Negra

Iniciativa Negra fala sobre guerra às drogas e racismo em minidocumentário da INPUD e Drug Reporter

Artigo
14/11/22
Compartilhar

International Network of People Who Use Drugs (INPUD) lança mini documentário que mostra como a guerra às drogas é uma ferramenta de racismo, que promove a violência e dificulta o desenvolvimento democrático no Brasil.

A Iniciativa Negra é a primeira organização civil negra no Brasil que aborda os impactos das políticas de drogas na vida dos negros. Como coloca Nathália Oliveira, cofundadora da Iniciativa Negra:

“Hoje, a Guerra às Drogas alimenta o sistema racista que mantém os privilégios da população branca, da branquitude, sobre a população negra no Brasil. Mantendo assim o poder concentrado nas mãos dessa branquitude, impedindo a mobilidade da população negra para acessar e compartilhar esses espaços de poder”.

No mini documentário, Nathália Oliveira e Dudu Ribeiro, co-fundadores da Iniciativa Negra, destacam quatro formas de como a guerra às drogas funciona como retroalimentação do racismo e como ferramenta de opressão da população negra:

Ao mobilizar recursos estatais para travar uma guerra sangrenta contra as drogas, em vez de investir em sistemas de saúde e apoio social. Fazer uma guerra às drogas nas comunidades negras e empobrecidas, ainda que as drogas estejam presentes nos bairros brancos. A prisão em massa e a prisão de pequenos traficantes de drogas que são jovens, negros, desarmados, com escolaridade formal limitada. Inundando o país com armas, em nome da autodefesa.

Como explica Eduardo Ribeiro no filme:

“A opção do Estado pela guerra como principal fonte de violência é o que deve sempre ser definido aqui. Precisamos lembrar que é a proibição que cria o tráfico de drogas. Não é a droga que determina o modelo violento, não é a droga que determina a circulação de armas, mas a opção do Estado de proibir a droga em determinados territórios, ou de perseguir certas pessoas e tornar esse comércio violento.”

A Iniciativa Negra oferece soluções e um caminho a seguir:

Dizer a verdade, lembrar e fazer justiça às vítimas da guerra às drogas, proporcionar meios de reparação, indenizações às vítimas diretas e a toda a comunidade afetada pela morte de seu povo e por operações violentas. E, em terceiro lugar, estabelecer modelos de acesso regulado às substâncias, de forma que promova a participação de toda a população, não apenas de empresários ricos e brancos.

“Sem acabar com a Guerra às Drogas, não conseguiremos chegar a um pacto civilizatório que envolva a população negra e a população branca no mesmo projeto de desenvolvimento econômico, político e social”, aponta Nathália Oliveira.

Assista ao documentário no youtube


A guerra às drogas é uma ferramenta do racismo, que incita a violência e dificulta o desenvolvimento democrático no Brasil. Assista ao minidocumentário produzido pela International Network of People Who Use Drugs (INPUD) para entender como a primeira organização negra da sociedade civil, Iniciativa Negra, assume a luta pelo fim dessa guerra contra pessoas. Algumas das imagens deste vídeo são de programas de notícias e foram utilizadas inteiramente para fins ilustrativos, e os direitos autorais permanecem com o proprietário original.

Saiba mais sobre o trabalho da INPUD:

Instagram: https://www.instagram.com/inpud_official

Twitter: https://twitter.com/INPUD

Facebook: https://www.facebook.com/INPUD/

Site: https://inpud.net/

Compartilhar