Iniciativa Negra
Cine debate Pico da Neblina - Regular para reparar

Encontro promovido pela Iniciativa Negra, CrocBuds e Plataforma Brasileira de Política de Drogas discute regulação da maconha com especialistas das áreas da saúde, assistência social, segurança pública e empreendedorismo cannábico

Artigo
19/09/22
Compartilhar

A Iniciativa Negra, a CrocBuds e a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) promovem no dia 22 de setembro, às 18h na Saladearte Cinema do Museu em Salvador, o “Cine Debate: Pico da Neblina – regular para reparar”. Participam do evento parte do elenco da série, como o rapper Dexter e o ator Henrique Santana, e especialistas na pauta de drogas como Dudu Ribeiro, historiador e a socióloga Nathália Oliveira, ambos co fundadores da Iniciativa Negra, a antropóloga Luana Malheiro, a pedagoga social Driele Amunã, e Dona Tereza da Rede de Mães de Luto e Luta de Minas Gerais, em uma conversa sobre descriminalização da maconha no Brasil. 

Os participantes vão acompanhar a exibição do primeiro episódio da série “Pico da Neblina”, dirigida pelo diretor Quico Meireles, e exibida na plataforma de streaming HBO Max, que aborda um cenário onde o uso de cannabis é regulamentado no país. Depois, os participantes serão convidados a refletir sobre as implicações causadas pela atual guerra às drogas travada pelo Estado, com uma política de drogas ineficiente e bastante onerosa aos cofres públicos. 

Haverá ainda espaço para a discussão das possibilidades econômicas da abertura do mercado canábico brasileiro, com Guilherme Storti, compartilhando a experiência da CrocBuds, produtora de bombons artesanais, lúdicos e apetitosos que simulam um verdadeiro chocolate de maconha, sem usar os princípios ativos da planta em sua receita. O produto, tem os terpenos naturais, que simulam aromas e sabores de cepas reais, como um dos seus principais atrativos, para proporcionar uma experiência sensorial exclusiva aos seus consumidores.

Para Nathália Oliveira,“essa discussão aberta com a sociedade engrandece o debate sobre o quão nociva tem sido a atual política de drogas no Brasil. Precisamos provocar essa reflexão para aprimorar nosso olhar sobre a questão e entender que a regulação traz benefícios para todos, não só para usuários. O mercado canábico está aí pra isso, fazer a economia circular, gerar empregos, renda e impostos e assim, possibilitar que o alto investimento do dinheiro público na atual guerra às drogas seja redirecionado à áreas como saúde, educação, uma segurança pública com maior inteligência na solução de crimes violentos, em um modelo de reparação e redução de danos muito mais eficiente”, finaliza. 

Dudu Ribeiro, afirma que todo esse cenário de guerra às drogas alimenta um sistema opressor que é feito para ser violento. “O que nós vemos é um sistema feito para operar contra a nossa população e a favor da manutenção das desigualdades.  A lógica da guerra sequestra recursos públicos para manter os processos de violência racial. Este é outro ponto importante que precisamos trazer para essa discussão,” complementa. 

A ação faz parte da campanha nacional lançada pela Iniciativa Negra e Plataforma Brasileira de Política de Drogas“Na Guerra às Drogas #Você também é Vítima”, que tem como documento político a “Agenda Emergencial pelo fim da Guerra às Drogas no Brasil”. A campanha foi criada para conscientizar, informar e colocar a sociedade no cerne desse debate ainda tão estigmatizado, mas essencial para o futuro de todos, usuários de drogas ou não. 

O documento está disponível para leitura aqui.

Sobre Iniciativa Negra:

Fundada pelo historiador baiano Dudu Ribeiro e pela socióloga paulista Nathália Oliveira , a Iniciativa Negra por uma Nova Política Sobre Drogas é a primeira organização negra da sociedade civil que atua na construção de uma agenda de justiça racial e econômica a partir da reforma da política de drogas. Realiza ações de advocacy em direitos humanos e reformas na política sobre drogas, com foco nas agendas nacionais e regionais de segurança pública, sistema de justiça e saúde pública.

Sobre a PBPD

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) é uma rede nacional com mais de 50 organizações, que busca debater e promover políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e em evidências científicas, na redução dos danos produzidos pelo uso problemático de drogas e pela violência associada à ilegalidade de sua circulação, bem como na promoção da educação e da saúde pública.

Sobre a CrocBuds

A CrocBuds Brasil é uma empresa fundada em 2018, na cidade de Salvador-BA, que veio com o objetivo de chegar ao mercado canábico brasileiro proporcionando uma experiência gastronômica singular. A empresa produz bombons artesanais, lúdicos e apetitosos que simulam um verdadeiro chocolate de maconha, sem necessariamente usar os princípios ativos da planta em sua receita. 

A CrocBuds Brasil oferece um produto de alta qualidade com aroma e visual marcantes, tendo os terpenos naturais, que simulam aromas e sabores de cepas reais, como um dos seus principais atrativos, para proporcionar uma experiência sensorial exclusiva aos seus consumidores.

SERVIÇO

22/09 (quinta-feira), às 18h

Cine debate:  Pico da Neblina – Regular para reparar

Local: Saladearte Cinema do  Museu –  Av. Sete de Setembro, 2195 – Vitória, Salvador – BA

Participantes da mesa: Nath Oliveira, Dudu Ribeiro, Driele Amunã, Dexter. Henrique Santana, Luana Malheiro e Dona Tereza 

Ingressos: via sympla.  Sujeito à lotação

Apresentação artística: DJ DMT

Realização: Iniciativa Negra e CrocBuds, Plataforma Brasileira de Política de Drogas

Compartilhar