Iniciativa Negra

Iniciativa Negra abre processo de escuta para pesquisador/a

Artigo
19/03/24
Compartilhar

A INICIATIVA NEGRA POR UMA NOVA POLÍTICA SOBRE DROGAS abre processo de escuta para contratação imediata de pesquisador/a,  para trabalhar no Projeto Mesmo que me negue, sou parte de você: interface entre a política de guerra às drogas na educação”, conforme informações e condições descritas abaixo.

Data do edital: 19/03/2024​  

Prazo para candidatura: 19/03/2024 a 27/03/2024

Local do trabalho: Lauro de Freitas e Salvador  

Área: Pesquisa 

SOBRE A INICIATIVA NEGRA POR UMA NOVA POLÍTICA SOBRE DROGAS 

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy, pesquisa e comunicação em Direitos Humanos e propondo reformas nas atuais políticas de drogas. Focado nas agendas nacionais e regionais de segurança pública, sistema de justiça e saúde mental, o trabalho da Iniciativa Negra consiste em fortalecer a democracia brasileira e assegurar os direitos de populações historicamente discriminadas, como negros, indígenas e habitantes de periferias. Acreditamos que desenvolver uma sociedade crítica, informada e articulada sobre a interlocução entre a política atual de combate às drogas e a opressão racial no país contribui diretamente para garantir direitos humanos, democracia e justiça racial.

SOBRE O PROJETO “MESMO QUE ME NEGUE, SOU PARTE DE VOCÊ: INTERFACE ENTRE A POLÍTICA DE GUERRAS ÀS DROGAS NA EDUCAÇÃO”

Este projeto foi aprovado no âmbito do Edital de Chamamento Público no. 003/2023, com a finalidade de seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a celebração de parcerias com o Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADES, visando à execução de projetos voltados à promoção de cuidado em liberdade e inclusão social de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, baseado em estratégias de Redução de Riscos e Danos, denominado PONTOS DE CUIDADO, no Eixo 3. 

O Eixo 3 teve por escopo a seleção de projetos voltados à produção de conhecimento relacionado à política de drogas e promoção de cuidado através de pesquisa, produção de dados, publicação de resultados e disseminação de informação a serem divulgados amplamente, através de plataformas digitais e meios impressos para circulação local. Este Eixo utilizará como base de dados o Cadastro Único do Governo Federal – CadÚnico.

Assim, a Iniciativa Negra está desenvolvendo o projeto “MESMO QUE ME NEGUE, SOU PARTE DE VOCÊ: INTERFACE ENTRE A POLÍTICA DE GUERRAS ÀS DROGAS NA EDUCAÇÃO” tendo como objetivo geral compreender os impactos das políticas de controle criminal e segurança pública no contexto de proibição de drogas no acesso às políticas de proteção social no município de Lauro de Freitas a partir da metodologia desenvolvida pela Iniciativa Negra e aplicada em Salvador na pesquisa Mesmo que me negue, faço parte de você: racialidade, territorialidade e (r)existência em Salvador

Nesse sentido, o presente projeto visa aprofundar a análise do impacto das políticas criminais e de segurança pública no campo das drogas no acesso a direitos a partir de uma nova territorialidade, permitindo uma análise mais extensa do fenômeno, observando tanto o perfil socioeconômico do território de Lauro de Freitas, como a percepção de agentes das escolas públicas do local, acerca daqueles impactos, através de grupos focais com docentes, discentes, gestoras e técnicas.

CARACTERÍSTICAS DA(O) PROFISSIONAL  

  • Forte compromisso com a promoção e a proteção dos direitos humanos, especialmente no enfrentamento ao racismo e à discriminação de gênero, entre outros valores da Iniciativa Negra;  
  • Ótima organização e atenção aos detalhes;  
  • Visão estratégica, foco em resultados e cumprimento de prazos;  
  • Abordagem propositiva e disposição para solucionar problemas. 

QUALIFICAÇÕES E HABILIDADES DESEJADAS 

  • Graduação ou pós graduação em Direito, Ciências Sociais, Antropologia ou áreas afins;
  • Experiência em atividades de pesquisa; 
  • Habilidade para a redação de relatórios; 
  • Boa comunicação oral e escrita; 
  • Conhecimento na área de direitos humanos, racismo e de gênero;  
  • Liderança e Iniciativa; 
  • Habilidade em estabelecer e desenvolver relacionamentos profissionais com parceiros e organizações;  
  • Habilidade no controle da execução das atividades planejadas, com constante avaliação dos resultados, visando assegurar o fluxo de andamento da pesquisa;
  • Capacidade organizacional; envio de emails; contato com organizações;
  • Habilidade com Pacote Office Intermediário (principalmente Excel) e ferramentas do Google; 
  • Capacidade de gerenciar múltiplas tarefas; 
  • Capacidade de estruturar e coordenar processos; 
  • Compromisso com a equipe e a instituição; 
  • Espírito de cooperação e trabalho em equipe.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DA VAGA

  • Desenvolvimento de metodologias de pesquisa;
  • Análise de banco de dados;
  • Preparar e realizar apresentações dentro do escopo do projeto;
  • Redigir relatórios de pesquisa;
  • Discussão interna sobre o desenvolvimento da pesquisa.
  • Produção do relatório da pesquisa e respectivo Sumário Executivo. 
  • Apresentação dos resultados finais da pesquisa. 

CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO E REMUNERAÇÃO

Prestação de serviços – MEI 

Disponibilidade para início: Abril/2024

Duração da colaboração: Até Novembro/2024

Valor compatível com a vaga

Os(as) interessados(as) deverão enviar o currículo profissional para o e-mail secretaria@iniciativanegra.org.br, com carta de intenção para a vaga de até 01 (uma) lauda e indicação de até 03 referências de trabalhos anteriores,  com contato. O email deverá ser enviado com o assunto VAGA DE PESQUISA INICIATIVA NEGRA.  As candidaturas serão aceitas até o dia 27/03/2024.​ Os currículos recebidos serão triados e entraremos em contato para mais informações do processo de escuta e agendamento de eventuais entrevistas. 

Adotamos uma política de ações afirmativas em nossa organização. Por favor, indique em sua candidatura se você se considera como potencial beneficiário(a). 

Agradecemos antecipadamente seu interesse e submissão do currículo.  Boa sorte!  

Compartilhar