Iniciativa Negra

População debate comunicação e segurança pública no Centro Histórico de Salvador

Participação Social
Segurança Pública e Sistema de Justiça
21/06/23
Compartilhar

Encontro aconteceu no dia 17 de junho na associação ‘Que Ladeira é Essa?’ e contou com a mediação de integrantes da Iniciativa Negra

O Fórum Popular de Segurança Pública da Bahia, em parceria com a Iniciativa Negra e Associação Que Ladeira É Essa, promoveu o debate sobre  “Comunicação e Segurança Pública no Centro Histórico de Salvador”, o encontro contou com a participação de organizações que constroem o Fórum e personalidades que atuam e residem no território.

Larissa Neves, pesquisadora da Iniciativa Negra que atua no Observatório de Segurança da Bahia, mediou a conversa que contou com a participação de Adriele do Carmo, comunicadora e produtora cultural na Iniciativa Negra; Deuel, coordenador do Coletivo de Arte e Juventude Urbana; Glória Cecília F., professora na Faculdade de Arquitetura da UFBA; Lahara Carneiro, comunicadora e pesquisadora de segurança pública no Ideas Assessoria Popular; e Marcelo Teles, coordenador geral do Centro Cultural Que Ladeira É Essa?.

“Na verdade, quando a gente vai falar sobre segurança pública, a gente sempre traz esse olhar para a polícia e a polícia, de fato, toma essa centralidade quando se fala sobre segurança pública. Só que segurança pública não é só a polícia, então quem deveria pensar sobre segurança pública é justamente as pessoas, a sociedade”, explica Larissa Neves ao abrir a conversa.

A conversa possibilitou momentos de troca e dinâmicas para que todas as pessoas presentes pudessem colocar sua visão sobre segurança pública. A abordagem permitiu olhar para o tema sob uma perspectiva mais ampla para compreender como a população negra e periférica é atingida pelas políticas repressivas colocadas em prática a partir da segurança pública e política de drogas.

O Fórum é um articulação da sociedade civil que reúne movimentos sociais, núcleos de pesquisa, coletivos e organizações comunitárias baianas que tem como finalidade pensar e articular qual o modelo de Segurança Pública queremos e precisamos. Um desses espaços de construção é esse encontro, onde juntos vamos articular de acordo com a demanda de cada território as nossas propostas ao Encontro do Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste.

Compartilhar