Iniciativa Negra

Iniciativa Negra participa de audiência pública sobre a Cracolândia em São Paulo

Participação Social
05/07/23
Compartilhar

Juliana Borges, coordenadora de articulação e incidência política da Iniciativa Negra, falou sobre orçamento para segurança pública e garantia de direitos em audiência pública sobre a Cracolândia. A fala ocorreu durante a Audiência Pública da Comissão de Defesa da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais no dia 22 de Junho de 2023, que debateu sobre o território conhecido como “Cracolândia” e cenas abertas de uso de drogas em São Paulo.

Juliana Borges é escritora, atua na área de advocacy da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, é conselheira da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e estuda Segurança Pública. 

O estudo ‘Racismo e a Gestão Pública das Políticas de Drogas na Cracolândia’, citado na fala de Juliana Borges, analisa o frágil orçamento das áreas de garantia à cidadania, como habitação e assistência social, dos programas De Braços Abertos – gestão Fernando Haddad (PT), e Redenção – gestão Doria-Covas (PSDB).

A pesquisa avalia como o poder público municipal em São Paulo orientou e orienta as suas políticas por meio da destinação dos recursos públicos para gerir o território e as pessoas que habitam/transitam pela Cracolândia. 

O estudo analisa a partir de dois programas voltados ao território localizado no centro da cidade de São Paulo: o De Braços Abertos (DBA), implementado pela gestão de Fernando Haddad em 2014; e o Redenção, programa iniciado em 2017 pela gestão João Doria/Bruno Covas.

Para a coleta de dados, o time de pesquisa consultou relatórios e orçamentos divulgados pelas gestões; solicitou dados orçamentários via pedidos com base na Lei de Acesso à Informação para diferentes órgãos municipais e entrevistou pesquisadores, trabalhadores, moradores e beneficiários dos programas em questão.

Compartilhar