Iniciativa Negra
Sônia Barros recebe convite assumir Departamento de Saúde Mental. Foto: Escola de Enfermagem da USP.

Sônia Barros recebe convite para assumir Departamento de Saúde Mental

Participação Social
Saúde Pública
16/02/23
Compartilhar

Mobilizações promovidas pela Iniciativa Negra em conjunto com organizações da sociedade civil apoiavam nomeação da profª Sônia Barros 

No dia 16 de fevereiro de 2023, a Ministra de Saúde, Nísia Trindade, confirmou o convite para Sônia Barros assumir o Departamento de Saúde Mental. “Nós, como vocês sabem, criamos o Departamento de Saúde Mental e nós estamos felizes que a Doutora Profª Sônia Barros aceitou nosso convite. Então, em breve, esperamos que nós tenhamos essa nomeação que nos deixou muito felizes”, declarou Nísia Trindade em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Em janeiro de 2023, organizações da sociedade civil publicaram uma carta aberta em apoio à nomeação de Sônia Barros para o Departamento de Saúde Mental. Iniciativa Negra, Frente Nacional de Negros e Negras da Saúde Mental, Coalizão Negra por Direitos, Amma Psique e Abrasme foram algumas das organizações que assinam a carta aberta. Além dos apoios institucionais, a carta também teve assinaturas de figuras públicas.

Sonia é uma figura reverenciada pelos serviços prestados em favor da inclusão em saúde mental no Brasil. Enfermeira, professora da USP, faz parte da Abrasme, da Associação Brasileira de Enfermagem e da Associação Mundial para a Reabilitação Psicossocial. Uma mulher negra, nordestina com ampla experiência em gestão e primeira profissional negra a ganhar o Prêmio Nise da Silveira.

A nomeação representa um grande avanço para a política de saúde mental, que enfrenta retrocessos do ponto de vista da Reforma Psiquiátrica. Além de colaborar para a ampliação da equidade racial e de gênero em cargos de direção e coordenação de políticas de saúde de um modo geral. 

O diagnóstico que se tem sobre o funcionamento de instituições contrárias aos princípios da Reforma Psiquiátrica, amplamente adotadas durante o governo Bolsonaro, é que estas garantem a manutenção do racismo estrutural. Com a nova configuração do Departamento, a expectativa é que seja possível ter como prioridade o fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e de políticas antimanicomiais.

Compartilhar