Iniciativa Negra

Carta aberta em apoio a indicação de Sônia Barros para o departamento de saúde mental

Participação Social
Saúde Pública
18/01/23

Iniciativa Negra, Frente Nacional de Negros e Negras da Saúde Mental, Coalizão Negra por Direitos, Amma Psique e Abrasme são organizações que assinam a carta aberta. Sônia Barros é um dos nomes que pode assumir o Departamento de Saúde Mental do Ministério de Saúde e Marcelo Kimati é um dos nomes para integrar a equipe

A Frente Nacional de Negros e Negras da Saúde Mental, a Iniciativa Negra Por uma Nova Política de Drogas, Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) , o Instituto AMMA Psique e Negritude, manifestam publicamente seu apoio à indicação do nome da professora Profª Sônia Barros para assumir o Departamento de Saúde Mental, e de Marcelo Kimati para compor a equipe.

Sonia é uma figura reverenciada pelos serviços prestados em favor da inclusão em saúde mental no Brasil. Enfermeira, professora da USP, faz parte da Abrasme, da Associação Brasileira de Enfermagem e da Associação Mundial para a Reabilitação Psicossocial. Uma mulher negra, nordestina com ampla experiência em gestão e primeira profissional negra a ganhar o Prêmio Nise da Silveira.

Marcelo Kimati é um nome experiente na gestão em políticas públicas de Saúde Mental e Drogas, professor da UFPR, Coordenador Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Drogas e também membro da diretoria da Associação Brasileira de Saúde Mental.

Desde o primeiro dia do governo Lula observamos a centralidade do debate antirracista. O ritual de posse, com o ato da entrega da faixa presidencial, trouxe um forte simbolismo de que o enfrentamento ao racismo e ao sexismo serão aspectos centrais no processo de redemocratização do Brasil. Os eventos subsequentes de indicações e posses de pessoas negras, indígenas e mulheres em diversos ministérios deram ainda mais concretude a essa agenda, como vimos no Ministério da Saúde com a indicação de Nísia Trindade como a primeira ministra da saúde mulher.

Entretanto, é fundamental garantir que esse espírito alcance diferentes níveis de representatividade e repartição de poder. A presença efetiva de negros e negras devem ser uma realidade na composição das equipes técnicas e cargos estratégicos, processo esse que só se efetivará com a manifestação explícita dos movimentos sociais antirracistas.

Além de garantir o fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), acordo firmado em agenda interministerial no dia 14 de janeiro de 2023, entre a Ministra Anielle Franco e a Ministra Nísia Trindade, é necessário ampliar o grau de equidade racial nos cargos de direção e coordenação de políticas de saúde de um modo geral.

Dentro dessa aposta ético-política, entendemos que a Reforma Psiquiátrica teve um papel fundamental no enfrentamento ao racismo através do fechamento das instituições que garantiram a manutenção do racismo estrutural no pós-abolição: os manicômios. Entretanto, entendemos que a Reforma Psiquiátrica só poderá avançar questionando as bases que manicomialização da sociedade: o racismo. Portanto, precisamos inaugurar um novo tempo com a presença de negros e negras na composição dos quadros na Política Nacional de Saúde Mental e, para isso, apoiamos o nome da professora Sônia Barros.

Seguimos afirmando a luta antimanicomial radicalmente antirracista e antiproibicionista.

Assine também o documento

Formulário para organizações da sociedade civil | Formulário para cidadã/o

Assinam esse documento até o momento:

Organizações e coletivos

Frente Nacional de Negros e Negras da Saúde Mental

Iniciativa Negra Por uma Nova Política de Drogas

Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es)

Instituto AMMA Psique e Negritude

Rede Nacional de Religiões Afro Brasileira e Saúde – RENAFRO

Círculo Palmarino

Abrasme – Associação Brasileira de Saúde Mental

Olhares E Vozes Antirracista