Entre os dias 17 e 20 de agosto, a cidade de Teresina, capital do Piauí, foi palco da 2ª Conferência do Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste. O encontro foi articulado pelo Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste (FPSP/NE). O evento é fruto das pré-conferências estaduais e encontros territoriais, promovidos pelos fóruns de cada Estado.
Durante os dias de atividades, as delegações dos nove estados do Nordeste conheceram comunidades e movimentos sociais do Piauí para entender o contexto local no que diz respeito ao tema da Segurança Pública.
Divididos em grupos, as delegações analisaram as propostas de incidência política elaboradas durante as pré-conferências e encontros territoriais que foram realizados em cada um dos estados, de acordo com os seguintes eixos temáticos: Prevenção social do crime e da violência; Violência armada: controle de armas e munições; Violência contra crianças e adolescentes; Sistema de Justiça Criminal e Socioeducativo; Política de drogas; Direito ao território; Enfrentamento ao genocídio; Criminalização dos movimentos sociais e Comunicação de Tecnologia.
A delegação baiana foi representada pelas seguintes organizações:
Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas; Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru; Centro Cultural que Ladeira é Essa?; Articulação do Centro Antigo; Coletivo Resistência Preta (CRP); Ideas Assessoria Popular; Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul da Bahia; Odara – Instituto da Mulher Negra; Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA); Agência de Notícias das Favelas – ANF; Koinonia; Coletivo a Feira da Marechal é patrimônio; Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), Jornal Fala Comunidade; Caravana das Artes; Fogo Cruzado.