Iniciativa Negra

Iniciativa Negra  participa de inauguração do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Salvador

Participação Social
23/09/23
Compartilhar

A articuladora política e pesquisadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Belle Damasceno, participou, nesta sexta-feira (22), da inauguração da sede do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Salvador, na Bahia. 

A solenidade contou com a presença de mais 12 conselheiros e conselheiras da sociedade civil e poder público municipal, que assinaram a ata da inauguração e participaram de uma reunião interna. A sede fica localizada no bairro do Comércio. 

Belle destacou a importância de ocupar este espaço e como será a atuação da Iniciativa Negra no Comad. “Vamos nos empenhar sobre quais políticas públicas devem ser adotadas no município para que pessoas dependentes de substâncias psicoativas possam não apenas ser acolhidas como reintegradas à sociedade”, disse. 

Desde junho de 2023 a Iniciativa Negra integra o Comad, que tem como representantes as articuladoras Belle Damasceno e Larissa Neves. Uma das missões da organização neste espaço é pautar a política de drogas e a Segurança Pública de forma integrada, participativa e democrática, com um viés reparador, antiproibicionista e não punitivista.

“Acredito que este conselho vai ser um espaço importante para colocar a lente racial para interpretar todas as questões e propor soluções também. Acho que o problema é a questão de raça, entender como essa população está inserida e a droga, que está como um lugar problemático, porque falta outro tipo de políticas públicas”, pontuou Belle durante entrevista, ao destacar a importância de trazer um olhar interseccional nas ações do Conselho.

O Comad é um órgão consultivo e deliberativo que tem como objetivo consolidar e fiscalizar as políticas sobre drogas na capital baiana. Ele está vinculado à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e reúne integrantes de entidades da sociedade civil, como organizações que atuam com infância e populações em vulnerabilidade, assim como instituições de educação e a gestão municipal, como secretarias e outros órgãos.

Compartilhar