Iniciativa Negra

A liberdade é uma luta constante: efeitos e permanências do cárcere na vida de egressos e familiares

Vídeo
26/10/21
Compartilhar

Kric Cruz, Matuzza Sankofa e Adriano de Camargo* comentam sobre as dificuldades que as pessoas saídas da prisão enfrentam para acessar direitos e serviços públicos básicos, além de apontar possíveis soluções no âmbito da gestão municipal. “A liberdade é uma luta constante: efeitos e permanências do cárcere na vida de egressos e familiares pós-prisão na cidade de São Paulo” é uma pesquisa inédita, lançada no dia 23 de setembro de 2021 pela Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, com o objetivo de investigar o acesso a órgãos e políticas públicas por pessoas afetadas pelo sistema de justiça criminal, principalmente a partir das novas situações colocadas pela pandemia.

Apresentando dados coletados entre dezembro de 2020 e maio de 2021, o estudo traça um amplo panorama sobre como se dá (ou não) o acesso a órgãos e políticas públicas municipais por egressos e/ou familiares que tiveram contato com o sistema de justiça criminal na cidade de São Paulo e traz sugestões que podem ajudar a solucionar problemas.

Neste período, foram coletadas as experiências de 29 egressos e/ou familiares; realizadas 26 entrevistas com trabalhadores das redes municipal e estadual de serviços direcionados a esta população; e também contatados 9 profissionais que atuam diretamente em serviços voltados para crianças e adolescentes.

Leia a pesquisa na íntegra ‘A liberdade é uma luta constante’.

* Kric Cruz é ativista e produtor cultural da Associação AMPARAR e do grupo Comunidade Carcerária, além de sobrevivente do sistema prisional. Matuzza Sankofa é redutora de danos do Centro de Convivência É de Lei e fundadora da Casa Chama. E Adriano de Camargo é fundador do Instituto Nhaderu e sobrevivente do sistema prisional.

A pesquisa foi financiada com emenda parlamentar do vereador Eduardo Suplicy, e executada em parceria com a AMPARAR e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMHDC).

Compartilhar