Equipe

Nossa Equipe

A Iniciativa Negra é uma organização composta majoritariamente por mulheres, colocamos diariamente em nossa atuação o compromisso de  criar espaços e dar autonomia na construção de políticas públicas e ações que combatam o racismo e a desigualdade de gênero e classe. Conheça quem trabalha conosco para alcançar esses objetivos!

Nathália Oliveira

Co-fundadora e Diretora executiva

É uma das principais vozes do cenário do ativismo anti-proibicionista no país. Em 2015, fundou a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas em parceria com o historiador baiano Dudu Ribeiro. Começou atuando com prevenção ao uso de drogas para adolescentes em 2010, e a trabalhar no Centro de Convivência É de Lei, em 2012, como redutora de danos e educadora em cursos de qualificação profissional para trabalhadores da rede pública. Também se engajou em projetos sociais e redução de danos, até começar a desenvolver campanhas de advocacy sobre a temática. Compõe a secretaria executiva da Plataforma Brasileira de Política de Drogas desde 2017. Entre 2017 e 2019, foi presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e Álcool de SP (COMUDA). Atualmente, integra o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned).

Dudu
Ribeiro

Co-fundador e Diretor executiva

Formado em História pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP/FPA. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado da Bahia, do Grupo de Trabalho sobre Drogas do Conselho Nacional de Juventude, vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude do Estado da Bahia, e é membro fundador da Rede Latino Americana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD). É coordenador da Rede de Observatórios da Segurança na Bahia, e atualmente ocupa uma cadeira na representação da sociedade civil no Conselho de Segurança Pública do estado, gestão 2021-2023. Possui trabalhos publicados sobre o tema políticas de drogas, segurança pública, relações raciais e direitos humanos em diversos portais especializados e em alguns livros, como As Interfaces do Genocídio no Brasil: raça, gênero e classe, publicado pelo Instituto de Saúde, e Segregações, violências e subjetivações, organizado pelo grupo EPOS e publicado pela REVAN.

Ana Carolina Santos

Coordenadora de programas

Advogada, graduada em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), militante negra, pesquisadora e mulher de axé. Trabalhou na Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (SEPROMI) no desenvolvimento de ações visando a defesa de direitos e o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais. Também já atuou como articuladora na Iniciativa Negra e na Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas no projeto “Mulheres negras por uma nova política de drogas”. Foi assistente jurídica na Central Integrada de Alternativas Penais - CIAP, projeto vinculado à CEAPA - Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas do Estado da Bahia. Atualmente (2022) está cursando o Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social, promovido pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da UFBA, onde pesquisa segurança pública, racismo e participação social.

Dandara
Rudsan

Assessora de projetos

Pesquisadora. Graduada em Direito. Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Direitos Humanos (UFPA). Ex-Relatora Nacional em Direitos Humanos da Plataforma DHESCA na agenda 'Racismo, Segurança Pública e Violência'. Articuladora Política da RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas; Agenda Nacional pelo Desencarceramento e Rede de Mulheres Negras Amazônidas.

Cida Forli

Coordenadora administrativa e financeira

Nathália Matias

Assistente administrativa

Formada em Secretariado Executivo pela Faculdade Sumaré, atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhei no administrativo financeiro do É de Lei de 2016 a 2019 e no administrativo do CAPS Adulto III do Itaim Bibi de 2020 a 2022.

Belle Damasceno

Pesquisadora

Cientista Social pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Antropologia pelo Departamento de Antropologia da UFBA. Desde 2017 é pesquisadora com foco em maternidade, reprodução e direitos de mulheres negras. Atua como ativista e pesquisadora nos debates que envolvem Saúde da População Negra, Justiça Reprodutiva, População em Situação de Rua, Abolicionismo Penal e Política de Drogas. Desenvolve pesquisas com temas chaves como maternidade, mulheres em situação de rua, direitos reprodutivos, justiça reprodutiva e Memórias a partir de uma categoria elaborada pela mesma e cunhada como "Corpo Sankofa" para explicar trajetórias reprodutivas de mulheres negras em situação de rua na cidade de Salvador. Atuação chave: Política de Drogas, abolicionismo penal, maternidade, direitos reprodutivos, população em situação de rua.

Larissa Neves

Pesquisadora

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre identidade e territorialidade de mulheres quilombolas do recôncavo baiano. Atualmente é pesquisadora na Rede de Observatórios de Segurança. Foi educadora do projeto Usina de Valores e também desenvolveu pesquisa no Observatório Lei Maria da Penha - OBSERVE, NEIM/UFBA.

Juliana Borges

Coordenadora de advocacy

Juliana Borges é escritora, atua na área de advocacy da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, é conselheira da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e estuda Segurança Pública. Foi consultora na área de Violência do Projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo e da Elas Existem - Mulheres Encarceradas e do Núcleo de Monitoramento, Memória e Combate a Violência da OAB-SP. Foi coordenadora acadêmica da Plataforma Feminismos Plurais. Estudou Letras e tem a livraria HG Publicações. Foi Secretária -Adjunta de Políticas para as Mulheres e assessora especial da Secretaria do Governo Municipal, da Prefeitura de São Paulo (2013 a 2016). Autora dos livros "Encarceramento em Massa" (Jandaíra, 2019) e "Prisões: espelhos de nós" (Todavia, 2020). Feminista negra decolonial, antiproibicionista e antipunitivista. Colunista da Revista 451.

Bruna Andrade

Assessora de advocacy

Mais de uma década focada na área administrativa - financeira, desenvolvendo expansão nos micros e macros projetos. Suas veias nordestinas, lapidaram a luta e a ginga pra trilhar nessa terra paulistana. Idealizadora do "Sarau no Kintal", coletivo que busca expandir a potência literária e artística, desenvolve estratégias para colocar em prática ações como: feiras de economia solidária, publicações de livros, mini cursos de inscrições de editais, documentários e captação de recursos para apresentações poéticas literárias. O coração batuca entre pautas, poemas e música, a forma que a faz ter prazer pela vida.

Tatiana Diniz

Coordenadora de comunicação

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Educação para a Sustentabilidade (London South Bank University, Reino Unido) e PhD em Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global (University of South Wales, Reino Unido). Atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação para organizações não governamentais, instituições e projetos socioculturais e iniciativas de base tecnológica.

Adriele do Carmo

Especialista em comunicação e produção cultural

Poeta, produtora cultural, relações-públicas formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Comunicação e Diversidades Culturais pela Faculdade Dois de Julho e pós-graduanda em Políticas e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Fez parte da equipe de comunicação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). Atuou em iniciativas sócio-raciais como o projeto Belezas Crespas, o Sarau das Artes Santa Cruz e o Portal Nordesteusou. Tem experiências com as pautas de políticas públicas, gestão e democratização da cultura; LGBTQIAP+; ativismo antirracista e feminista.

Kyalene Mesquita

Especialista em comunicação - Social Media

Social Media, Produtora Audiovisual, Comunicadora da pauta Antiproibicionista pela PBPD e pela INNPD. Colaboradora do Cannabis Monitor Brasil, apresentadora dos programas 'Sociedade' e 'Debate' do Podcast Maconhômetro. Fundadora do Instituto Solare.

Letícia Vieira

Especialista em comunicação - produção editorial

Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduanda em Mídia, Cultura e Informação no CELACC - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação. Atuou no Instituto Terra, Trabalho e Cidadania - ITTC na equipe de comunicação de 2017 a 2020. Participou do Programa Jovem Monitor Cultural em 2016, momento em que teve maior contato com as pautas de acesso à cultura e políticas públicas para a população periférica de São Paulo. Tem experiência com as pautas de gênero, migração e encarceramento feminino.