Sobre

Iniciativa Negra

O que é a Iniciativa Negra?

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.

Inicialmente como um projeto, hoje a Iniciativa está consolidada como a primeira ONG negra do país a assumir o compromisso de diagnosticar e apontar soluções pacíficas para uma reforma da política sobre drogas a partir da perspectiva racial. Para nós, a chamada “guerra às drogas” no Brasil é a principal justificativa política para a manutenção da opressão racial sobre a população negra.

Com foco nas agendas nacionais e regionais de segurança pública, sistema de justiça e saúde mental, o trabalho da Iniciativa Negra consiste em fortalecer a democracia brasileira e assegurar os direitos de populações historicamente discriminadas, como negros, indígenas e habitantes de periferias.

Justiça Racial

Direitos Humanos

Política de Drogas

Segurança Pública

Saúde Mental

Democracia

Missão

Acreditamos que desenvolver uma sociedade crítica, informada e articulada sobre a interlocução entre a política atual de combate às drogas e a opressão racial no país contribui diretamente para garantir direitos humanos, democracia e justiça racial. Por isso, temos como missão: 

  • Produzir conhecimento qualificado e aberto para subsidiar o trabalho de tomadores de decisão quanto à formulação de uma nova política sobre drogas que contribua para uma sociedade mais justa e menos violenta;
  • Promover mudanças de valores culturais e sociais acerca do uso de substâncias como álcool e outras drogas, mobilizando a sociedade a respeito de políticas sobre drogas pautada pelo cuidado e uso consciente; 
  • Fomentar ações diversas de apoio institucional e mobilização de recursos para redes e organizações parceiras em nossa temática. Incentivando soluções criativas para a construção de uma nova política sobre drogas.

Programa temático: “Política de Drogas para equidade racial e de gênero”

A partir da nossa experiência nestes sete anos da organização, entendemos que  a reforma da política de drogas é um tema transversal. Assim, organizamos um Programa que unisse os diferentes temas em eixos específicos.  Os nossos eixos de atuação são: Segurança Pública e Sistema de Justiça; Participação Social; Saúde Pública; Difusão e Cultura; Pesquisa e Incubação e apoio em gestão. 

Segurança Pública e Sistema de Justiça

A Iniciativa Negra participa de uma rede de instituições que recolhe e analisa dados disponíveis sobre violência e criminalidade em diferentes Estados e, a partir deles, organiza ações coordenadas na mídia, na política e no judiciário. Também realiza pesquisas para identificar dinâmicas de perfilamento racial em processos criminais e como as instituições têm lidado com estes problemas.

Participação Social

A Iniciativa Negra mobiliza atores da sociedade civil que atuam no campo da política de drogas e elabora estratégias para influenciar a tomada de decisões por agentes públicos e players importantes. Além disso, produz ações permanentes de advocacy e incidência política, entendendo essas ferramentas como essenciais à participação social em uma democracia, bem como para influenciar a opinião pública sobre o tema.

Saúde Pública

A Iniciativa Negra busca mapear e atuar em territórios impactados pela guerra às drogas, afirmando uma prática de redução de danos e cuidado. Para tanto, constrói parcerias com os equipamentos de saúde do território e pressiona o poder público para aprovar políticas públicas que atendam as pessoas afetadas pela guerra às drogas.

Difusão e Cultura

A Iniciativa Negra, por meio de suas campanhas e ações, encontra no campo da cultura um meio de amplificar sua voz e disseminar as ideias e pautas defendidas pela organização. Por meio de eventos, publicações e produtos culturais construímos um trabalho informativo e formativo no território e espaço para as diferentes frentes de discussão sobre uma nova política de drogas.

Incubação e apoio em gestão

A Iniciativa fomenta ações diversas de apoio institucional e mobilização de recursos para redes e organizações parceiras. Mas principalmente acolhe sob o seu CNPJ e sua estrutura de gestão organizações novas ou associações como a PBPD e o IDPN, criando condições e boas práticas em gestão e governança para a existência, desenvolvimento e sustentabilidade das organizações incubadas.