Iniciativa Negra
Capa do relatório 'Um tiro no pé' do CESeC

Um tiro no pé: impactos da proibição das drogas no orçamento do sistema de justiça criminal no Rio de Janeiro e São Paulo 

Relatório de pesquisa
Vários autores
Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESeC
2021
Compartilhar

Relatório de pesquisa produzido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) dentro do projeto de levantamento dos custos da proibição das drogas no Brasil. O relatório contém os resultados da primeira etapa da pesquisa, que buscou calcular o custo, em valores monetários, da aplicação da Lei de Drogas em dois estados brasileiros – Rio de Janeiro e São Paulo – no ano de 2017, abrangendo diferentes áreas de gastos, como a segurança pública e a justiça criminal. 

O relatório aponta que, em termos políticos, a “guerra às drogas” mostrou-se um caminho questionável desde o início, e a falência em alcançar seus objetivos declarados é reconhecida hoje mundialmente por pesquisadores, ativistas e alguns segmentos da sociedade. Já em termos econômicos, a proibição de determinadas substâncias psicoativas é uma estratégia extremamente cara. A proibição sobrecarrega orçamentos públicos para reprimir a produção, o comércio e o consumo dessas substâncias. Rio de Janeiro e São Paulo foram escolhidos por serem os que mais gastam em segurança pública no país, de suas capitais serem os maiores centros urbanos brasileiros e de, há décadas, constituírem o palco mais visível das ações de “guerra às drogas”.

Compartilhar