

Cartografias de Bambas é um projeto multidisciplinar que documenta a história e a memória do samba na Barra Funda a partir das vivências de quem construiu e fortalece esse cenário cultural. O bairro, historicamente marcado pela presença da comunidade negra, tem sido impactado por processos de gentrificação, tornando essencial o registro e a valorização dessa memória.
Anterior
Próximo
A Exposição Bambas na Barra Funda é parte do Projeto Cartografias de Bamba, resgatando a memória e o protagonismo negro na cultura do bairro com registros fotográficos de entrevistas com personalidades do samba na Barra Funda, destacando o legado da população negra para o samba paulistano.

- Projeto busca preservar a história da presença negra na Barra Funda em São Paulo
- Iniciativa Negra e Casa Mário de Andrade discutem projeto sobre a memória do samba na Barra Funda
- Exposição resgata memória e protagonismo negro no samba da Barra Funda
- SP: exposição ‘Bambas na Barra Funda’ resgata memória e representação negra no território

À medida em que a especulação imobiliária vorazmente avança pela Barra Funda e movimento das ruas do bairro começa a mudar, há que se dar a devida atenção a uma história que é contada nos riscos desse chão. E olhar para a história da Barra Funda é enxergar o samba.
Samba é lugar de congregação, cura, celebração e formação de subjetividade para a população negra no Brasil: nas rodas, escolas, barracões e bares, celebramos a vida teimosa que insiste em festejar à revelia de todos os processos de apagamento daquilo que somos.
As Escolas de Samba são testemunho da nossa insubordinada beleza, talento, inventividade e altivez. Lugar de organização política, social e de proposição estética, os enredos ano a ano renovam o imaginário de todo país com histórias que reforçam valores civilizatórios negro-africanos sobretudo sobre comunidade e território.
Quando uma Escola passa, a avenida se transforma. Compositores, musicistas, dirigentes, passistas, puxadores, cantores, matriarcas e baluartes redesenham a cidade com seus passos e histórias. E é para honrar e celebrar essas histórias que essa exposição existe. Cada retratado conta uma parte de uma história que cruza a cidade, mas que em algum momento parte ou retorna à Barra Funda.
Antes que o progresso faça do bairro uma cidade, nós ainda vamos, e muito, sambar!
Lorraine Mendes (Curadora)
Cartografias de Bambas é realizado pela Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas, com apoio do Mandato da Deputada Leci Brandão, em parceria com Alma Preta Jornalismo e Ponte Jornalismo, o projeto fortalece a cultura negra e reafirma a importância da Barra Funda como berço do samba paulistano..
