Iniciativa Negra

PBPD  promove Encontro Nacional sobre “Políticas de Drogas, Democracia e Direitos Humanos” em parceria com a Iniciativa Negra no Rio de Janeiro

Difusão e Cultura
Participação Social
26/08/22
Compartilhar

Entre os dias 29 e 31 de agosto a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) realiza, com a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política Sobre Drogas, o 1º Encontro Nacional sobre “Políticas de Drogas, Democracia e Direitos Humanos”, na cidade do Rio de Janeiro.  

O encontro tem por objetivo motivar a sociedade para o tema e unir as pontas que já promovem discussões a respeito do assunto, fortalecendo essa rede nacional de organizações e parceiros. A PBPD e a Iniciativa Negra aproveitam o momento para realizar também mais uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, um espaço de conversa com especialistas, pesquisadores e pessoas interessadas em saber mais sobre as alternativas possíveis à atual política de guerra contra as drogas. 

Será uma reunião nacional de representantes de importantes organizações do campo antiproibicionista, composto por movimentos da saúde mental, segurança pública, sistema de justiça e dos direitos humanos, assim como de populações mais impactadas pela atual opção de guerra contra as drogas. As contribuições lançam luz sobre a emergência de uma nova agenda de drogas no país, capaz de pautar, sobretudo, o período de grande mobilização eleitoral. Apesar de complexo, o período pré-eleições pode favorecer um novo ambiente político, com uma correlação de forças que propiciem uma maior permeabilidade para agendas voltadas a garantias e direitos sociais.

No encontro do Rio de Janeiro, também será lançado o e-book “Cuidado e Atenção às pessoas que usam Drogas na pandemia, no dia 29/08, às 19h. A publicação foi  organizada por Luana Malheiro e pelo Núcleo de Atenção e Cuidado da PBPD. O livro reúne as apresentações de um ciclo de debates realizado em 2020 e que teve quatro mesas expositivas com experiências nacionais e internacionais. Foram quatro dias de atividades, sendo abordados os seguintes temas: descolonização da clínica, cuidados antiproibicionistas, cuidado e atenção antimanicomial e perspectivas futuras sobre o cuidado.

Campanha “Na Guerra às Drogas #VocêTambémÉVítima”

Interromper a agenda de morte financiada pela guerra às drogas, redirecionando os esforços públicos para uma agenda de promoção de direitos capaz de reverter as desigualdades produzidas durante décadas, é o mote da campanha e do manifesto, e que será apresentado no dia 30/08 às 19h, no Ganjah Coffeeshop Lapa

A campanha “Na Guerra às Drogas Você também é Vítima” visa amplificar a discussão e colocar a sociedade no cerne desse debate ainda tão estigmatizado, mas essencial para o futuro de todos, usuários de drogas ou não. 

A campanha aborda pontos cruciais dessa agenda, e questionamentos acerca dos danos públicos provocados pela política de combate às drogas com ações punitivistas que resultam no aprofundamento das desigualdades. Chama a atenção para o fato de que os povos originários e principalmente o povo preto são os mais afetados com encarceramento em massa, violência e exploração. O manifesto da campanha aponta a existencia de uma forte indústria internacional ilegal que se nutre do modelo proibicionista e não regulado de produção, circulação e consumo de substâncias no país, além do sequestro do orçamento público que é destinado ineficazmente em áreas como  justiça, segurança, saúde e assistência social. 

Durante todo o período da campanha, as redes sociais da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas e da Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas, estarão mobilizadas e ativas na divulgação de material qualificado, dados e outros conteúdos acessíveis a organizações, sociedade civil e quem mais se interessar.

Mais informações: http://vocetambemevitima.com.br/

Compartilhar