Iniciativa Negra

Iniciativa Negra e Casa Mário de Andrade discutem projeto sobre a memória do samba na Barra Funda

Difusão e Cultura
Pesquisa
31/01/25
Compartilhar

Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, a equipe da Iniciativa Negra, responsável pelo projeto Cartografias de Bamba, se reuniu com representantes da Casa Mário de Andrade, na sede da instituição em São Paulo. O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto, o desenvolvimento de parcerias no território e o fortalecimento da memória e da cultura popular do bairro da Barra Funda.

Sobre o projeto
Cartografias de Bamba é uma iniciativa de pesquisa multidisciplinar que investiga a história e a memória do bairro da Barra Funda a partir das vivências de moradores que contribuíram para a construção do cenário do samba local. Historicamente reconhecido como um reduto de comunidades negras e de samba, o projeto visa coletar, documentar e compartilhar depoimentos de “bambas” — pessoas que, de alguma forma, marcaram ou ainda marcam a presença no bairro. A pesquisa explora não apenas os espaços físicos de memória e os tradicionais pontos de encontro, mas também as histórias e as emoções de quem viveu o samba e a cultura local.

A parceria com a Casa Mário de Andrade, centro cultural dedicado ao estudo e preservação das artes, pretende potencializar a ação do projeto, ampliando as possibilidades de valorização e difusão da memória afetiva do samba e da comunidade negra da Barra Funda.

Compartilhar