Iniciativa Negra

Iniciativa Negra discute ações de redução de danos no ciclo formativo do Programa Corra pro Abraço

Saúde Pública
25/03/25
Compartilhar

Encontro reuniu equipes que participarão da expansão do Corra pro Abraço para cidades do interior da Bahia. A Iniciativa Negra será responsável pela gestão do programa em Lauro de Freitas.

Nos últimos dias 18, 19 e 20 de março, a Iniciativa Negra por uma Nova Política Sobre Drogas participou do Ciclo Formativo Aprender, Executar e Trocar Práticas Exitosas, realizado pelo Programa Corra pro Abraço, uma iniciativa do governo da Bahia que leva ações de Redução de Danos para populações em situação de vulnerabilidade. O encontro foi realizado no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, com o objetivo de articular e capacitar as equipes que estão atuando na expansão do programa para municípios do interior do estado, como Lauro de Freitas, Barreiras, Porto Seguro e Juazeiro.

Uma das equipes presentes na formação foi o time da Iniciativa Negra, que irá assumir a gestão do Corra Pro Abraço na cidade de Lauro de Freitas durante este processo de expansão. A parceria foi firmada ainda em 2024, após a aprovação da Iniciativa em edital lançado pelo governo do estado, resultando em uma importante parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) e com a Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), que são responsáveis pelo programa. A entrada da Iniciativa Negra na gestão do Corra Pro Abraço em Lauro de Freitas é um movimento político importante, que dá à organização a oportunidade de disputar um modelo que coloque a vida das pessoas no centro, em oposição à uma política de drogas que foi historicamente construída para criminalizar e punir corpos negros e pobres. As atividades de formação da nova equipe já vêm sendo realizadas desde o mês de fevereiro, e a participação no Ciclo Formativo do programa foi mais uma oportunidade de aprofundamento nos desafios e estratégias da política de redução de danos.

A Iniciativa Negra também marcou presença através de seu diretor executivo, Dudu Ribeiro, que participou do encerramento do ciclo formativo, com a aula “O cenário atual da Política de Drogas no Brasil e na Bahia e seus reflexos na atuação em Redução de Danos”. Além de fazer um resgate histórico da guerra às drogas e discutir seus impactos sobre as populações mais vulneráveis no país e no estado, Dudu também falou da importância de iniciativas que proponham alternativas para esse cenário, a exemplo do Corra Pro Abraço. “Eu acho que nós não temos ambiente melhor, se for falar de política pública no Brasil, do que o Corra pro Abraço. Não tem outro espaço que reúna as condições que nós temos aqui de dizer que temos, sim, uma alternativa, que existem outras formas de cuidar das pessoas. É o que o Corra pro Abraço mais tem de potente: pessoas. Pessoas que enxergam pessoas, que cuidam de pessoas, que acordam e dormem pensando em outras pessoas. A gente não está pensando nas drogas, nas substâncias, porque a gente não é farmacologista ou químico. A gente está pensando nas pessoas e no impacto do controle das substâncias na vida dessas pessoas”, afirmou.

(Reportagem por Murilo Araújo)

Compartilhar