Iniciativa Negra

Iniciativa Negra apoia Dia das Crianças na Mata Escura e reforça o lazer como direito

Difusão e Cultura
Participação Social
29/10/24
Compartilhar

No último 12 de outubro, a comunidade de Mata Escura, em Salvador, vivenciou um momento já esperado pelas pessoas moradoras do território: o Dia das Crianças! Este ano, com apoio da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas. O evento, que contou com a participação de moradores de várias localidades do território, como Rocinha e Bate Folha, foi um marco na integração e no fortalecimento comunitário.

Ana Paula Rosário, uma das organizadoras do evento e pesquisadora da Iniciativa Negra, ressaltou a importância da gincana e das atividades como formas de entretenimento e aprendizado para as crianças. “Foi essencial proporcionar esse momento de lazer, especialmente em comunidades onde o acesso a atividades culturais é limitado.  A celebração promoveu um espaço de conscientização e construção de identidade, reafirmando a força e a resiliência da Mata Escura,” destacou a estudante universitária de ciências sociais. 

Com sete edições realizadas, o evento, que começou a partir do movimento dos barbeiros do bairro, tem crescido anualmente, incorporando novas dinâmicas, como por exemplo, a batalha de TikTok, que une diversão e uso das mídias sociais de forma recreativa, unindo os mundos on-line e offline. Esse enfoque diversificado visa, segundo Ana Paula, não só a diversão, mas também o empoderamento das crianças, que passam a entender melhor o papel de iniciativas apoiadoras, como a Iniciativa Negra. “O apoio que recebemos é fundamental para garantir que as crianças se reconheçam como parte de uma cultura rica e forte”, disse. 

O evento foi também uma oportunidade de reflexão sobre temas importantes como o genocídio e a política de drogas, que afetam intensamente as comunidades periféricas. Dudu Ribeiro, diretor da Iniciativa Negra, também participou, sublinhando a importância de unir cultura, lazer e a luta pelos direitos das comunidades negras e periféricas.

Compartilhar