A edição de 2024 estreou em Salvador e visa debater direitos humanos e territórios
A temporada do Boteco Brasileiro de Políticas sobre Drogas 2024 foi lançada no dia 28 de março, em Salvador, e debateu o tema “Movimento Social e Participação Política”, com a estreia da edição especial “Cidades”. Com a proposta de discutir direitos humanos a partir do direito à cidade e a segurança pública, a edição especial vai abordar temáticas relacionadas aos territórios nas cidades de Salvador e São Paulo.
Com mediação de Dudu Ribeiro, diretor executivo da Iniciativa Negra, a atividade aconteceu na noite da quinta-feira (28), na Casa Sankofa, bar localizado no bairro do 2 de julho. Participaram Samira Soares, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado na Bahia; Enzo Gabriel, redutor de danos da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e Rose Oliveira, assessora da mandata das vereadoras Pretas por Salvador (PSOL) – Laina Crisostomo, Cleide Coutinho e Gleide Davis.
Representando a mandata de vereadoras, Rose Oliveira também destacou o papel popular dos mandatos, e sobre o caráter democrático das audiências públicas. “As audiências são uma forma de trazer as pessoas para perto, para saber o que está acontecendo nas cidades e para a população saber sobre seus direitos e acessos”, destacou e ainda acrescentou sobre o caráter político do Boteco em ano eleitoral. “Precisamos tirar as pautas daqui e levar para as pessoas que vão nos representar”, disse. Samira Soares endossou a fala convocando as pessoas a disputar os espaços políticos e Enzo relembrou sua trajetória de vida e como o trabalho na Renfa transformou sua vida e o formou politicamente.
A atividade encerrou com o grupo Samba de Lua, que animou a noite na véspera do feriado e colocou todo mundo para dançar.
A primeira edição do Boteco Cidades contou com o apoio da Plataforma Brasileira de Política Sobre Drogas, Mandata Pretas por Salvador, Movimento Negro Unificado na Bahia, Casa Sankofa e Movimento sem Terra.