Iniciativa Negra

25 organizações latino-americanas se reúnem em Bogotá para discutir violência policial

Participação Social
17/09/22
Compartilhar

O I Encontro da Rede Global contra a Violência Policial aconteceu nos dias 13 a 15 de setembro e reuniu organizações de 14 países para intercâmbio de experiências

Entre os dias 13 e 15 de setembro, organizações da sociedade civil estiveram em Bogotá, Colômbia, para o I Encuentro da Red Global contra la Violencia Policial, o evento foi organizado pela Temblores ONG. Dudu Ribeiro, cofundador e coordenador executivo da Iniciativa Negra, participou das atividades e, ao lado de integrantes do Coletivo Papo Reto, compartilhou o contexto brasileiro sobre violência policial.

O primeiro encontro presencial levantou eixos fundamentais para o trabalho em rede, além de promover o intercâmbio regional das várias experiências para pensar mudanças concretas que consigam combater a violência policial. O diálogo permitiu a reflexão sobre a sustentabilidade da rede com financiamento e cooperação internacional, assim como as trocas com organizações de alcance internacional, fóruns internacionais e incidência junto a governos locais.

A conversa sobre a violência institucional também abriu caminhos para se pensar em boas práticas já aplicadas em outros contextos. O evento também contou com conversas sobre litígio estratégico e a apresentação do projeto Policarpa, desenvolvido pela Temblores ONG. A clínica itinerante de justiça presta atendimento para populações historicamente vulnerabilizadas, garantindo acesso a direitos e processos de reparação por parte do Estado.


O fechamento do encontro aconteceu com um bate-papo com moradores do Bronx Distrito Creativo. O bairro abrigava uma cena de uso de drogas e um processo de exclusão urbana, também foi cenário de ações policiais violentas em nome da guerra às drogas. Cercado por prédios que se tornaram patrimônio histórico, hoje o local é celebrado como espaço de memória e resistência, além de ter um amplo circuito cultural.

A Rede Global contra a Violência Policial, reúne organizações de direitos humanos e sociais que reivindicam o direito ao protesto pacífico e condenam todos os abusos policiais contra as pessoas. A Iniciativa Negra é uma das organizações que integra a rede.

Compartilhar